Operação realiza revistas no presídio de Paulo Afonso

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio dos Grupos de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), está realizando buscas e revistas no Conjunto Penal de Paulo Afonso, localizado no sertão baiano, desde a última segunda-feira (18).

As ações fazem parte da “Operação Aláfia”, iniciativa nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A operação busca reforçar a segurança nas unidades prisionais e reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIs) na região. Até agora, foram vistoriadas 28 celas, envolvendo cerca de 300 detentos.

O principal objetivo das revistas é impedir a entrada de materiais ilícitos, como drogas e celulares, além de evitar que os presos mantenham comunicação com criminosos fora do presídio.

A operação conta com a colaboração da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), através de equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e de policiais penais.

A primeira fase da “Operação Aláfia” aconteceu no início de novembro, na unidade prisional de Jequié.

Deixe um comentário