OTAN convoca 90 mil soldados para maior exercício militar em décadas

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) comunicou nesta quinta-feira (18) que dará início na próxima semana ao seu maior exercício militar em décadas. Esta operação, que se estenderá por vários meses, contará com a participação de 90 mil soldados da aliança, envolvendo mais de 30 países.

Este é o maior exercício da Otan desde 1988, antes do colapso da União Soviética, e ocorre em um contexto em que a aliança militar está revisando suas estratégias de defesa após a invasão da Rússia na Ucrânia.

O general norte-americano Christopher Cavoli, chefe do Comando da Otan para a Europa, afirmou que o exercício, batizado de “Steadfast Defender”, se estenderá até maio, com a participação dos 31 países da Otan e da Suécia, que aspira aderir à aliança militar. “Será uma demonstração clara de nossa unidade, força e determinação em nos protegermos mutuamente”, destacou o militar.

No total, os exercícios militares incluirão a participação de 50 navios, 80 aeronaves e mais de 1.100 veículos de combate. As manobras, uma série de exercícios menores, serão realizadas da América do Norte até o flanco oriental da Otan, perto da fronteira com a Rússia.

Deixe um comentário