O Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado nesta sexta-feira (14) para a realização de exames e continuidade do tratamento contra a bronquite, informou o Vaticano.
“Após suas audiências desta manhã, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli, em Roma, para exames diagnósticos e para dar sequência ao tratamento da bronquite em ambiente hospitalar”, declarou a Santa Sé em comunicado.
Apesar da condição de saúde, o pontífice manteve sua agenda nos últimos dias. Na quarta-feira (12), reuniu-se com a primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, e, nesta sexta, encontrou-se com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, antes da internação. Na terça, também participou, por vídeo, do festival de música Sanremo, na Itália.
No domingo (9), Francisco já havia demonstrado dificuldades respiratórias durante a missa e precisou de ajuda para concluir a leitura da homilia. Durante sua audiência semanal na quarta-feira, solicitou novamente que um auxiliar lesse sua mensagem, explicando que ainda não estava totalmente recuperado da bronquite.
Mesmo com a limitação, o papa permaneceu presente na audiência de uma hora, interagiu com fiéis e reforçou o pedido por orações pela paz no mundo.