O Papa Francisco recebeu alta do Hospital Gemelli na manhã de sexta-feira (16), após passar por uma cirurgia abdominal no último dia 7 de junho. Depois de ser liberado, ele voltou ao Vaticano. Cirurgião responsável pelo procedimento, Sergio Alfieri disse que a condição de saúde do pontífice é boa e está “ainda melhor do que antes”.
Na saída da unidade, o Papa respondeu a jornalistas sobre o episódio: “ainda estou vivo”. Durante a ocasião, também expressou sua dor pelas trágicas mortes de migrantes na Grécia. Ele manteve sua tradição de fazer um desvio para a Basílica Mariana de Santa Maria Maggiore, em Roma, para orar diante do ícone da Santíssima Virgem, Salus Populi Romani.
O Papa Francisco chegou ao hospital onde esteve internado no dia 6 de junho e foi submetido a uma bateria de exames. No dia seguinte, realizou uma cirurgia para a reparação de uma laparocele – tipo de hérnia que se forma sob uma cicatriz na região do abdômen. No final de março, ele também havia passado por internamento para tratar uma infecção respiratória.