Papa Francisco tem noite tranquila após crise respiratória e transfusão, diz Vaticano

O papa Francisco, 88, teve uma noite tranquila após enfrentar seu pior dia desde a internação no hospital Gemelli, em Roma, no último dia 14. “A noite foi tranquila, o papa descansou”, informou o Vaticano na manhã deste domingo (23).

O estado de saúde do pontífice se agravou no sábado (22), quando sofreu uma crise respiratória asmática e precisou de oxigênio suplementar. Além disso, exames indicaram baixa contagem de plaquetas, exigindo transfusões de sangue. Pela primeira vez, o Vaticano descreveu o prognóstico como “reservado”, sinalizando a imprevisibilidade da recuperação.

Devido à internação, Francisco não conduziu a tradicional oração do Angelus neste domingo. No Jubileu dos Diáconos, a missa na Basílica de São Pedro foi presidida pelo arcebispo Rino Fisichella.

O papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Segundo médicos, o risco é que a infecção se espalhe pela corrente sanguínea, levando a uma sepse. Apesar do quadro delicado, Francisco segue sob cuidados médicos intensivos.

Deixe um comentário