Após dez dias de greve dos lixeiros em Paris, quase seis toneladas de lixo se acumulam nas ruas da capital francesa (foto), um dos principais destinos turísticos do mundo, informa a agência Reuters.
Os garis são uma das categorias que protestam contra a proposta do presidente francês, Emmanuel Macron, para reformar a Previdência no país. Já aprovado no Senado, o projeto de Macron será votado novamente pelas duas Casas do Parlamento francês nesta quinta-feira (16).
Pela lei atual, lixeiros e motoristas de caminhões de lixo na França podem se aposentar aos 57 anos; a reforma prevê aumentar essa idade para 59 anos. O sindicato da categoria alega que a expectativa de vida dos garis é muito mais baixa que a da média da população.
“No geral, a reforma proposta no início de janeiro pelo governo prevê aumentar a idade mínima de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030”, escreve a Folha. O governo de Macron alega que a proposta é necessária para evitar o colapso do sistema e prevê uma economia de mais de R$ 100 bilhões até 2030 caso ela seja aprovada.