Pescadores da região da praia de Tubarão, no subúrbio de Salvador, fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira (14), contra o despejo de esgoto e dejetos no local. De acordo com os manifestantes, peixes e outros animais marinhos que são pescados exalam mau cheiro, o que dificulta as vendas.
Pescadores e marisqueiros afirmam que o problema começou há cerca de dois anos e que, mesmo quando pescam em outros lugares, os consumidores não têm interesse em comprar os pescados por acharem que o produto veio da água contaminada. Na região, diversas famílias dependem do que tiram do mar para se sustentar e estão sofrendo com a situação.
“Normalmente vendemos mariscos, mas estamos vendendo papelão, catando latinha e garrafa pet para sobreviver”, disse uma das marisqueiras que participou do protesto.
Além disso, algumas pessoas que ainda pescam em outros locais contam que quando vão vender não encontram quem comprar. “As pessoas alegam que está contaminado pelo esgoto e não querem comprar, acham que pescamos aqui em tubarão”, revelou uma mulher.