Na última sexta-feira (26), teve início o processo de licitação para a contratação de quatro sondas de grande porte, destinadas à perfuração de poços de produção de petróleo e gás em terra nos campos localizados em Araçás, Fazenda Azevedo, Massapê, Taquipe e Fazenda Boa Esperança, na Bahia, além de Rio do Urucu, Sudoeste do Urucu, Leste Urucu e Arara Azul, no Amazonas.
Conforme relata o jornal A Tarde, as sondas têm capacidade para perfurar poços com profundidade de até 4.000 metros e devem iniciar as operações no segundo semestre de 2025. Com essa iniciativa, a Petrobras retoma o impulso para o desenvolvimento da produção em campos terrestres nos estados da Bahia e Amazonas, sendo o primeiro focado principalmente na extração de óleo, enquanto o segundo se concentra na produção de gás.
De acordo com informações divulgadas, essas contratações estão alinhadas com o Planejamento Estratégico 2024-2028+ da empresa, que prevê investimentos de até US$ 1,7 bilhão em projetos de desenvolvimento de produção e infraestrutura em campos terrestres de óleo e gás.