Nesta sexta-feira (9), a Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Av. Bonocô, será palco do 1º Festival do Projeto Natação em Rede. O evento, que ocorrerá das 8h às 12h, marca a quinta edição do maior programa gratuito de atividades aquáticas do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Organizado pela Federação Baiana dos Desportos Aquáticos (FBDA) em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o festival contará com apresentações dos alunos em diversas modalidades, como natação, nado artístico, polo aquático e hidroginástica.
Com cerca de 3.680 alunos, o projeto visa promover a inclusão social e combater os riscos sociais através da prática de esportes aquáticos. Os núcleos do projeto estão localizados na Piscina Olímpica, na Fundação Luís Eduardo Magalhães e no CSU Nordeste de Amaralina, abrangendo crianças, adolescentes e idosos.
Wilton Brandão, diretor de Fomento da Sudesb, comemora o sucesso da iniciativa: “O Natação em Rede chega à sua quinta edição com resultados significativos, tanto no aspecto social quanto no desenvolvimento de novos atletas. Este festival celebra os objetivos que estabelecemos como política pública de incentivo ao esporte.”
Durante o evento, haverá apresentações das diversas modalidades. A equipe de nado artístico, principal do estado e com participação em torneios nacionais, fará uma exibição especial. O time de polo aquático, bicampeão Norte-Nordeste, também realizará um jogo de exibição com alunos das categorias adulto e de base. O festival culminará com um aulão de hidroginástica, integrando todas as turmas e destacando a abrangência do projeto, que conta com mais de 1.400 praticantes, em sua maioria idosos.
Diego Albuquerque, presidente da FBDA, destacou o impacto do projeto na formação de novos talentos: “Hoje, a equipe Natação em Rede já é a 4ª maior da natação baiana, tanto em número de atletas quanto em resultados. As meninas do nado artístico já medalharam em campeonatos nacionais, e o time de polo aquático é um dos melhores do Brasil na categoria sub-16.”
A programação inclui provas de natação com 1.600 alunos, além de exibições de atletas que já competem em torneios estaduais. Destaques como Anderson Hora Filho, 11 anos, e Maryanna Silva, 9, serão reconhecidos por suas conquistas recentes no Campeonato Baiano de Inverno.
As apresentações e conquistas dos alunos do Natação em Rede refletem a qualidade do treinamento oferecido e o impacto positivo do programa na formação de atletas e no fortalecimento do esporte aquático na Bahia.