A partir desta sexta-feira (28), instituições financeiras passam a oferecer oficialmente o Pix por aproximação, modalidade que permite transferências sem a necessidade de digitar senha bancária. Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para celulares Android.
Para realizar um pagamento, basta aproximar o celular da maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Em compras online, o Pix poderá ser concluído com um clique, sem precisar escanear QR Code ou usar a função Copia e Cola.
O limite máximo por transação será de R$ 500, mas o usuário poderá reduzir esse valor e definir um teto diário para essa modalidade. O novo sistema funciona de forma similar aos pagamentos por aproximação com cartões, que já representam 65% das transações presenciais no Brasil, segundo a Abecs.
O Pix por aproximação foi testado por bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, além de 12 operadoras de maquininhas. No momento, apenas o Google Pay está cadastrado no Banco Central como iniciador de pagamento, tornando o serviço exclusivo para dispositivos Android. Alguns bancos, como Bradesco e Banco do Brasil, já disponibilizam a tecnologia em seus próprios aplicativos, e outros devem aderir nos próximos dias.
Com informações da Agência Brasil.