Pix vai permitir novas modalidades partir de 29 de novembro

Clientes de todo o Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderão sacar dinheiro nas redes de caixas 24 horas.

O Banco Central anunciou hoje (2) que as novas modalidades do Pix, o Pix Saque e o Pix Troco, estarão disponíveis a partir do dia 29 de novembro.

De acordo com o BC, estabelecimentos comerciais e redes de caixas 24 horas compartilhados poderão oferecer o Pix Saque, além de participantes do Pix, por meio de seus terminais próprios. Clientes de todo o Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderão sacar dinheiro nas redes de caixas 24 horas de qualquer banco, e não só da instituição da qual é cliente.

Para ter acesso aos recursos em espécie, basta que o cliente faça um Pix para o agente de saque. Acontecerá em dinâmica similar à de um Pix normal, pelo QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.

No Pix Troco, a dinâmica será praticamente idêntica. A diferença então é que o saque de recursos em espécie terá realização durante o pagamento de uma compra no estabelecimento. O Pix será feito pelo valor total (compra e saque).

Além disso, as operações terão limite de R$ 500 durante o dia e de R$ 100 entre 20h e 6h. Os estabelecimentos poderão trabalhar também com limites menores, se desejarem.

A autarquia informou também que a oferta das novas modalidades pelos estabelecimentos é opcional, mesmo que o comércio já aceite o Pix.

Deixe um comentário