Durante inspeção realizada em um contêiner no porto de Santos, em São Paulo, foi encontrado um corpo na madrugada desta quinta-feira (14). O contêiner, que havia sido declarado como vazio, passava por procedimento de inspeção no scanner quando o foi detectado o corpo de uma pessoa.
Após análise da imagem, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram acionados. O corpo já estava em avançado estado de decomposição. A Polícia Federal informou que realizou perícia detalhada e conduziu outras diligências no local para aprofundar a investigação.
O navio saiu de Singapura, na Ásia, e passou pelo Marrocos, na África, onde o contêiner foi embarcado no dia 1º de setembro. A embarcação também passou por Salvador (BA) antes de chegar a Santos, onde o contêiner foi retirado passou por conferência na manhã desta quinta-feira.
O escaneamento de contêineres vazios na importação é “uma obrigação imposta aos recintos alfandegados” por norma da Receita Federal, informou o órgão. O objetivo do procedimento é “combater o contrabando e o descaminho”.