O programa do Ministério da Educação (MEC) dá acesso a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil.
Começa hoje e vai até sexta-feira (12), o prazo de adesão das instituições de educação superior públicas à primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O programa do Ministério da Educação (MEC) dá acesso a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil. As vagas são abertas duas vezes por ano.
De acordo com as regras, a instituição participante do Sisu tem a responsabilidade de descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas disponíveis.
Além disso, de 15 a 19 de novembro, as instituições podem retificar, se for o caso, informações constantes nos documentos de adesão. A assinatura será digital, exclusivamente, por meio do sistema de gestão do Sisu.
Segundo o edital, as instituições de educação superior que aderirem ao Sisu devem então divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu.
Candidatos
O processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre de 2022 ainda não tem data marcada. A exame tem previsão para ocorrer entre janeiro e fevereiro do ano que vem. A seleção dos candidatos às vagas é de acordo nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Sendo assim, o edital de adesão prevê que as instituições disponibilizem o acesso virtual para que os estudantes selecionados possam encaminhar a documentação exigida e efetuar a matrícula de forma remota, caso não possam fazer de forma presencial.
Após a divulgação da data do resultado do Enem 2021, o MEC publicará o edital. No documento constará então o prazo de inscrição e demais procedimentos referentes ao primeiro processo seletivo do Sisu do ano 2022. Na primeira edição de 2021, foram 209.190 mil vagas em 110 instituições públicas de ensino superior em todo o país.