Prefeitura de Porto Seguro desativa “lixão” e abre novo aterro sanitário

O aterro sanitário de Porto Seguro, que funcionava na Costa do Descobrimento, teve todas as suas atividades encerradas na última quinta-feira (16). A decisão partiu de uma requisição do Ministério Público Estadual (MP-BA) que verificou irregularidades no espaço.

“Desde 2019 o Ministério Público Estadual vem cobrando do governo de Porto Seguro uma ação em relação àquele depósito de lixo, que era, inicialmente, uma obra que foi feita pelo governo do Estado e que atendia Porto Seguro, mas que chegou em um momento que se tornou um verdadeiro lixão porque ultrapassou sua capacidade”, declarou o secretário da Casa Civil Josemar Siquara, acrescentando que o antigo espaço não havia sido corretamente preparado e vistoriado para receber os resíduos.

Ainda de acordo com o secretário, obras foram feitas no aterro para que ele pudesse ser utilizado por mais algum tempo até que um novo local adequado fosse preparado. Com isso, o prazo final de atividade do antigo aterro foi cumprido e ele deixou de funcionar na quinta. Todo o lixo produzido na cidade passará a ser despejado no novo aterro.

Cooperativas de reciclagem

A respeito dos catadores de materiais que trabalhavam no local anterior, o secretário afirmou que fará uma ação para orientar os trabalhadores a montar uma cooperativa. “O município vai entrar com o apoio e vamos começar a trabalhar em projeto que já era nossa intenção desde o início do governo: já separar o lixo na fonte. Ou seja, começar a separar o lixo na casa das pessoas, fazer a coleta seletiva. A ideia, segundo o titular da pasta, é direcionar os materiais recicláveis e reutilizáveis para as cooperativas que serão organizadas.

Deixe um comentário