Prefeitura de Salvador abrirá 600 vagas para o Jovem Aprendiz Empreendedor

O Parque Social e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), abrirão inscrições na próxima terça-feira (25), a partir das 10h, para o processo seletivo do projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. Os interessados devem acessar o link inscrição Jovem Aprendiz e preencher a ficha de inscrição. O projeto visa selecionar 600 jovens e adolescentes, com idade entre 14 e 21 anos, residentes no município de Salvador.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em uma escola da rede pública de ensino regular. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio também são elegíveis, desde que tenham estudado em escola pública.

Outro requisito importante é possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) sem nenhum registro de atividade profissional anterior. É necessária a comprovação de renda familiar, sendo que o rendimento por pessoa deve ser de, no máximo, meio salário mínimo. Além disso, os candidatos devem ter disponibilidade para frequentar as atividades do projeto no contraturno das aulas, caso ainda estejam matriculados na escola pública regular.

As vagas serão distribuídas de forma a incluir ampla concorrência e cotas para pessoas pretas e pardas, filhas de mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O processo seletivo será realizado online e terá três etapas eliminatórias: inscrição, análise dos documentos enviados no ato da inscrição e comprovação de renda e cota.

Sandra Paranhos, diretora-geral do Parque Social, destacou a importância do projeto para a formação dos jovens. “O Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor tem sido uma iniciativa transformadora na vida de muitos jovens e adolescentes em Salvador. A experiência adquirida em edições anteriores nos mostra o impacto positivo deste projeto na trajetória profissional e pessoal dos participantes”, afirmou.

Rodrigo Alves, titular da Semge, ressaltou que a Prefeitura tem investido em políticas para fortalecer o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Para esse desenvolvimento, é necessário contar com pessoas capacitadas para enfrentar os desafios. Além de iniciarem no mercado de trabalho, os jovens terão a continuação de sua formação, compartilhando horas do estágio para avançar na qualificação. O programa, que dobrou de 300 para 600 vagas, demonstra nosso comprometimento com a qualidade e o desenvolvimento da cidade por meio da excelência”, concluiu.

Como funciona

O Jovem Aprendiz Empreendedor oferece formação teórica e prática, ao longo de 17 meses, na função de Auxiliar de Escritório, com o objetivo de desenvolver conhecimentos e competências relevantes para a vida profissional, pessoal e social dos participantes. Além disso, o projeto visa proporcionar formação profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho para adolescentes e jovens, através de atuação em órgãos da administração pública municipal. O regulamento está disponível no link regulamento.

Deixe um comentário