Salvador está em plena preparação para o Carnaval, com eventos de pré-Carnaval movimentados desde o último sábado (3). Diversas secretarias e órgãos da Prefeitura estão engajados em uma mega operação para assegurar o bom funcionamento dos serviços públicos durante essas festividades. As autoridades municipais destacam que a operação tem sido bem-sucedida, com destaque para o Furdunço, que ocorreu no domingo (4).
O superintendente da Transalvador, Décio Martins, ressaltou a preparação para o Carnaval e mencionou a fase de testes dos portais que serão distribuídos por todo o circuito, com 15 portais no total. Ele enfatizou que estão aguardando um Carnaval ainda maior do que no ano passado e estão preparados para oferecer a melhor experiência de todos os tempos. O cadastramento de veículos para acesso às zonas de restrição já teve uma boa adesão, com 18 mil imóveis realizando o procedimento até o momento. A expectativa é de uma procura ainda maior nos próximos dias.
O secretário de Ordem Pública (Semop), Alexandre Tinôco, ressaltou que, neste ano, foram realizadas diversas inovações para melhorar a atuação dos trabalhadores ambulantes. “Começamos com o planejamento, um novo cadastramento sem fila, sem nenhum desconforto para os ambulantes. Fizemos o Festival da Virada brilhante. Foi o maior Festival da Virada de todos os tempos. Iniciamos as festas pré-carnaval com toda a segurança, todo o conforto”, disse.
Segundo ele, as festas de pré-Carnaval estão ocorrendo com sucesso. “O Fuzuê, ontem, de extremo sucesso, uma festa sem nenhum tipo de intercorrência. O Furdunço hoje está ocorrendo também da mesma forma. Então, a gente espera e com certeza será o maior Carnaval de todos os tempos”, salientou.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, contou que a operação neste pré-Carnaval funcionou bem. “Logo cedo, aproximadamente às 3 horas da manhã, o circuito já estava limpo. Hoje as equipes estão dedicadas dando todo o suporte aos ambulantes que estão se instalando, depositando seus resíduos, nós estamos fazendo a coleta para que a gente possa ter um resultado de grande sucesso hoje no Furdunço”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou módulos no Morro do Gato (10 leitos, sendo 9 de observação e 1 de estabilização) e Farol da Barra (20 leitos, sendo 19 de observação e 1 de estabilização). No Fuzuê, neste sábado (3), 65 pacientes foram atendidos, sendo que 96% dos casos foram resolvidos nos próprios espaços de saúde.
Agentes da Guarda Municipal também atuam nos festejos em ações de patrulhamento preventivo, prevenção à violência e de apoio nas barreiras de trânsito.
Fiscalização
O diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Antônio Lins, disse que até o momento não houve registros de maior risco para a festa. “Estamos atuantes na questão das marcas, dos vidros, da venda de long necks. A gente pede que as pessoas não entrem com vidro, não utilizem objetos perfurocortantes, que tragam perigo para quem está brincando”, alertou.
Ele contou que a Sedur já tem recebido pedidos de camarotes para a vistoria final. “O que é muito interessante, porque a gente já começa a ver o Carnaval ficando pronto”, salientou. “Ainda temos vistorias em balcões e principalmente aquelas que a gente já alertou, que eram as balaustradas dos prédios, que o pessoal tem usado muito como camarote e não pode ser feito. A expectativa é a melhor possível. O que eu posso garantir é um Carnaval com muita alegria e muito sucesso”, finalizou.