A Lagoa do Geladinho, em Feira de Santana, foi completamente interditada depois que a bactéria que causa a cólera foi detectada na água, informou nesta sexta-feira (17) a prefeitura da cidade.
O prefeito Colbert Filho esteve no local, que fica no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, na manhã de hoje.
O resultado do exame que confirmou a presença da bactéria teve divulgação na tarde de ontem pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). A decisão de análise das amostras ocorreu depois da morte de peixes do tipo cascudo na lagoa.
A prefeitura informou que mesmo sendo um caso isolado, todas as medidas serão tomadas para evitar uma epidemia. Pessoas que tiverem sintoma de diarreia mais forte devem procurar uma unidade de saúde em busca de atendimento.
Acompanham a situação divisões de vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM) e a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA). A Guarda Municipal vai atuar para evitar que as pessoas pesquem no local.
As cepas isoladas colhidas nas amostras serão enviadas para a Fiocruz, no Rio, que vai analisar a patogenicidade (capacidade de produzir doença).