Na próxima quinta-feira (11), baianos e turistas farão uma demonstração de fé, durante a celebração da Lavagem do Bonfim, que este ano fará menção ao jubileu dos 270 anos da inauguração da Basílica do Senhor do Bonfim. Na ocasião, os órgãos da Prefeitura vão atuar em diversos pontos da Cidade Baixa, desde a Conceição da Praia até a Colina Sagrada, para garantir o ordenamento, a organização do tráfego e do estacionamento de veículos, a segurança e o acesso à saúde para baianos e turistas que irão curtir o evento.
Organização dos Festejos
A Transalvador realizará mudanças no tráfego de veículos para garantir a segurança na Lavagem do Bonfim. Mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas, e 250 agentes atuarão na operação. As vias do cortejo serão bloqueadas a partir das 6h de quinta-feira (11). Porém o estacionamento será proibido nas vias do cortejo a partir da meia-noite de quinta-feira (11) até as 8h de domingo (14). Haverá alterações na circulação e estacionamento em outros trechos da Cidade Baixa durante o evento. As linhas de ônibus terão itinerário modificado, e serão disponibilizados táxis e mototáxis em pontos estratégicos.
A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com aproximadamente 120 agentes na lavagem do Bonfim, reforçando a segurança em diversos pontos da cidade. O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves funcionarão normalmente e gratuitamente. A operação de transporte por ônibus será estendida até meia-noite de sexta-feira (12), com 20 linhas para diversos pontos da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde montará um módulo assistencial 24 horas próximo à Colina Sagrada.
Além disso, a Sedur intensificará fiscalizações para combater poluição sonora, orientar sobre a venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir ocupações irregulares. Já a Salvamar atuará na segurança marítima.
A Seman e a Desal realizaram intervenções de manutenção no percurso e ruas de acesso ao cortejo, incluindo a operação Tapa-Buracos, poda de árvores, revisão do sistema de drenagem e manutenção do mobiliário urbano.