A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) conciliou 2.231 das 6.836 reclamações presenciais registradas do dia 2 de janeiro a 15 de dezembro deste ano. O percentual de 33,30% conquistado revela uma marca bem-sucedida.
“Este foi um ano difícil, mas muito operoso. Do dia 2 de janeiro até 15 de dezembro, quando fizemos o levantamento, tivemos 6.836 reclamações presenciais. Desse número, a nossa equipe, de atendimento e do jurídico, conseguiu realizar 2.231 conciliações, e isso significa que no prazo máximo de até 30 dias o consumidor tem o seu direito garantido e ressarcido, em um espaço de tempo curto, sem nenhum tipo de despesa. Então foram 33.30% de conciliações, sendo uma ótima marca.”
Dentre as 10 empresas que mais receberam queixas no ano de 2022 a Embasa lidera o ranking com 956 reclamações:
- Embasa
- Coelba
- Oi
- Claro
- Pan
- BMG
- Samsung
- Bradesco
- Tim
- Vivo
- Hipercard
Analisando o mesmo período do ano de 2021, Maurício observou que a lista continua sendo liderada por serviços de água, energia e telefonia.
“A nível de reclamações, neste ano, tivemos um pequeno aumento, mas em compensação tivemos um alto índice de conciliação que foi muito importante para os trabalhos aqui do Procon”, pontuou.