O órgão afirma que muitas pessoas sofreram prejuízos.
O Procon-SP notificará o WhatsApp, que pertence ao Facebook, por causa do apagão global ocorrido na segunda-feira (4). No Brasil, o aplicativo de mensagens ficou fora do ar por mais de sete horas.
O órgão afirma que muitas pessoas sofreram prejuízos em razão da prestação deficiente de serviço. Acrescentou também que apenas um “evento muito forte”, como um terremoto, poderia então isentar o WhatsApp de responsabilidade.
Segundo o Procon-SP, a multa por eventuais danos morais e materiais pode chegar a R$ 10,7 milhões. A notificação à empresa, que deve ocorrer nesta terça (5) questionará os motivos que levaram à pane.
“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, afirma o diretor do órgão, Fernando Capez. “O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, segue.
Nota da Empresa
Portanto, na noite de segunda-feira, o Facebook afirmou que o apagão em suas redes, ocorreu devido a um erro ocorrido durante uma mudança em suas configurações. Além disso, confirmou que a falha foi consequência de um problema interno, não de um ataque hacker.
De acordo com a empresa, uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação afetando outros centros, causando o apagão.
“A causa dessa interrupção também afetou muitas ferramentas e sistemas que utilizamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente”, informou a plataforma, que diz estar trabalhando para entender melhor o que aconteceu.
A rede afirmou ainda que não há evidências de vazamentos de dados durante o apagão. Porém, não divulgou quantos dos mais de 2,7 bilhões de usuários de aplicativos do grupo sofreram com o acontecimento.
Além disso, o Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão