Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiram retomar as atividades após uma deliberação nacional pelo fim da greve nas instituições federais. O anúncio foi feito na quarta-feira (26) durante uma assembleia em Salvador.
Em nota enviada à imprensa, os docentes informaram que a decisão será comunicada à reitoria. Em seguida, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) deve se reunir para reprogramar o calendário acadêmico.
Horas após o anúncio, a Reitoria informou que as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (27). No entanto, o Comando de Greve destacou que a definição do início das atividades depende da decisão do Consepe, que se reunirá na próxima quarta-feira (3) para ajustar o calendário.
A decisão de encerrar a greve foi tomada após uma deliberação nacional. No domingo (23), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou o fim das paralisações.
Na ocasião, os docentes aceitaram a proposta do governo de reajuste salarial para 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo também prevê a revogação de uma portaria de 2020 que aumentou a carga horária mínima semanal para a categoria.