O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou seu apoio à candidata democrata Kamala Harris na corrida presidencial dos Estados Unidos. A declaração foi feita durante o Fórum Econômico Oriental, nesta quinta-feira (5/9), em Vladivostok, Rússia.
“Como mencionei anteriormente, o atual presidente, sr. Biden, era nosso aliado, se posso dizer assim”, afirmou Putin. “Ele saiu da disputa, mas pediu aos seus seguidores que apoiassem a sra. Harris. Estamos fazendo o mesmo: daremos nosso apoio a ela”, declarou. “No final das contas, a decisão é do povo americano, e respeitaremos essa escolha”, concluiu o líder russo.
As declarações de Putin sobre a eleição americana surgem um dia após Washington acusar Moscou de tentar influenciar o pleito deste ano. O governo dos EUA afirma que há um esquema para direcionar uma empresa americana a divulgar materiais favoráveis à Rússia e interferir nas eleições presidenciais que ocorrerão em 5 de novembro.
As autoridades americanas anunciaram uma série de medidas, incluindo sanções, indiciamentos e apreensão de domínios na web que, segundo elas, o Kremlin utiliza para disseminar propaganda e desinformação.