A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, anunciou neste sábado (17) que encerrará suas operações no Brasil, após decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou o bloqueio de perfis na plataforma. Apesar do fechamento do escritório, a rede social continuará disponível para seus milhões de usuários no país.
Em um comunicado, a plataforma explicou que a decisão foi tomada para proteger a segurança de sua equipe, após o ministro ameaçar prender o representante legal da empresa no Brasil caso as ordens judiciais não fossem cumpridas.
“Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura”, afirmou o X na nota. A rede social também mencionou que, apesar de seus recursos ao STF, as decisões não foram ouvidas, e que a equipe no Brasil não tem controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma.
A empresa lamentou ter sido forçada a encerrar suas operações no Brasil e atribuiu a responsabilidade exclusivamente ao ministro Moraes, questionando suas ações em relação aos princípios democráticos.
“Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes”, concluiu a nota, afirmando que o serviço X continuará disponível para a população brasileira.