Salvador avalia desempenho escolar de 97 mil alunos com ‘Programa Prosa’

Na terça-feira (23), mais de 90% dos alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de Salvador participaram da avaliação do Programa Salvador Avalia (Prosa). Aproximadamente 97 mil estudantes realizaram provas de Língua Portuguesa e Matemática em suas respectivas escolas, dando continuidade a um importante diagnóstico do aprendizado.

O Prosa, implementado pela Prefeitura de Salvador em 2013, visa avaliar o desempenho dos alunos e fornecer dados para aprimorar a qualidade do ensino na rede municipal. As avaliações ocorrem três vezes ao ano, durante dois dias seguidos, no mesmo local e turno das aulas. Além das provas de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes dos 4º, 5º, 8º e 9º anos também são avaliados em Ciências da Natureza.

Na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, 398 alunos do 1º ao 5º ano participaram das provas de Língua Portuguesa. A diretora Ana Carla Pereira destacou a importância do Prosa para o desenvolvimento de políticas educacionais eficazes. “A aplicação dessa prova é crucial para entendermos as dificuldades dos alunos e desenvolver estratégias de ensino adequadas,” afirmou.

Pedro Bacelar, de 8 anos, aluno do 3º ano e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), expressou satisfação com a prova, destacando a facilidade das questões de matemática. Emily Vitória Pinho, de 10 anos e aluna do 4º ano, também elogiou a avaliação, embora tenha enfrentado alguns desafios.

Valdinéia Scaldaferri, professora do 1º ano, ressaltou que o Prosa é fundamental para aferir o progresso dos alunos e ajustar as estratégias pedagógicas conforme necessário. A edição de abril de 2024 contou com a participação de 312 escolas e 84.650 estudantes, mostrando uma melhoria contínua na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática em comparação com o ano anterior.

O Prosa é realizado em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agda Cruz, Coordenadora de Avaliação e Monitoramento da Secretaria Municipal de Educação (Smed), explicou que o programa permite um diagnóstico mais preciso das necessidades de aprendizagem dos alunos e possibilita intervenções pedagógicas baseadas nos resultados.

A iniciativa busca não apenas medir o progresso dos estudantes, mas também envolver as famílias e a comunidade escolar no processo educativo, garantindo uma participação mais efetiva na melhoria contínua dos resultados.

Deixe um comentário