Bastante atrativa pelo clima e pelas praias, Salvador se prepara para voltar a receber grande volume turístico para o próximo verão.
Para esse ano, a estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) é que a cidade receba aproximadamente mais de 3 milhões de turistas entre dezembro deste ano até março de 2023.
Com isso, a ocupação hoteleira deverá alcançar entre 67% a 70%, enquanto a receita turística deve girar em torno de R$5 bilhões.
A pasta estima que, num cenário conservador, Salvador atraia 3,2 milhões de turistas no próximo verão, mesmo número registrado em 2020, último período anterior ao início da pandemia. Num traçado otimista, a capital baiana poderá receber 3,4 milhões de visitantes, número que superaria em 5% o verão de 2020.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que cerca de 18,4 mil pousos e decolagens estão previstos para o período de dezembro de 2022 a março de 2023 no Aeroporto de Salvador.
Quanto à temporada de cruzeiros marítimos, que teve seu retorno no verão passado (2021/2022), ainda está com dados tímidos por conta da influência direta da crise sanitária. Entretanto, para o próximo verão, estão previstos para atracar no Porto de Salvador até o momento 77 navios, de acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).