A cidade vai ganhar 75 novos leitos de UTI até a próxima semana.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta terça-feira (14) a cidade terá mais 100 respiradores para uso no tratamento de pacientes com casos graves do novo coronavírus. Destes, 50 foram doados pelo governo federal e chegaram à capital baiana no fim de semana e na segunda (13). Outros 50 foram repassados por uma empresa privada, em regime de comodato – após o fim da pandemia, eles serão devolvidos.
Dessa forma, estes equipamentos já estão em São Paulo, à espera de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que sejam encaminhados a Salvador.
“Ao longo dessa semana, esses respiradores vão ser distribuídos nos nossos hospitais”, afirmou o prefeito, em entrevista coletiva à imprensa nesta manhã. Esta é a segunda remessa de respiradores do governo federal para a capital baiana.
Neto reforçou, ainda, que a cidade vai ganhar 75 novos leitos de UTI até a próxima semana. Com isto, o prefeito espera que Salvador possa atingir a taxa de 75% de ocupação de UTIs, o que pode viabilizar a ativação da fase 1 de reabertura da economia.