A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (18), das 8h às 14 horas, mais um mutirão para aplicação da vacina bivalente contra Covid-19. A estratégia vai contemplar os idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com idade igual ou superior a 12 anos.
Ao todo, a estrutura vai contar três pontos fixos em locais de grande circulação de pessoas, dois drive-thru e o 5º Centro de Saúde, nos Barris.
As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema primário (básico) com as três doses da vacina covid-19 monovalente, estão aptas para receber uma dose do imunizante bivalente após a segunda dose da vacina monovalente. A vacina bivalente poderá ser utilizada para completar o esquema primário após o intervalo mínimo de 08 semanas da segunda dose monovalente. E a dose de reforço poderá ser realizada também com a bivalente com o intervalo mínimo de 4 meses da última dose bivalente.
Imunização
A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Demais públicos – Além da oferta da bivalente, o mutirão se estende as quase 100 unidades de saúde que estarão abertas neste sábado (18) para o Dia D do Março Mulher. A mobilização vai reunir serviços especializados para o público feminino e, também, o esquema de Multivação, incluindo, a dose contra a Covid-19 infantil e adulta em todas as unidades participantes. Basta ir ao local e atualizar a caderneta de vacinação.
A lista completa dos postos está no site da SMS e no Instagram @smssalvador.