O Sebrae foi classificado como a marca mais socialmente responsável entre empresas e instituições brasileiras em 2024, de acordo com um ranking elaborado pela Design Bridge and Partners. A avaliação, baseada no Brand Asset Valuator (BAV), considerou uma lista de 1.500 marcas no Brasil, analisada por 18 mil pessoas.
Além dessa posição de destaque, o Sebrae também alcançou o segundo lugar no Ranking das Marcas Brasileiras Mais Fortes para a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e figura, pelo terceiro ano consecutivo, entre as 10 marcas mais fortes do país no ranking geral.
Em 2024, o Sebrae obteve um desempenho superior a 95,72% das marcas avaliadas. O BAV, um banco de dados de marcas com mais de 30 anos e análise de mais de 60.000 marcas, é propriedade da WPP. No Brasil, o levantamento considera marcas nas principais capitais, com uma estratificação de renda conforme o IBGE.
Jorge Khoury, superintendente do Sebrae, celebrou o resultado, afirmando que ele reflete o compromisso das equipes com a missão da organização em todo o país e, particularmente, na Bahia. “Somos uma instituição plural, que entende o empreendedorismo e os pequenos negócios como ferramentas de transformação social. A equipe Sebrae na Bahia age como um verdadeiro agente de desenvolvimento, percebido por empreendedores e pela sociedade”, declarou.
Este ano, o Sebrae ampliou sua avaliação em Conhecimento, Estima e Relevância. Sendo a única marca de educação no ranking, a instituição mostrou sua força frente a outras que também possuem presença constante na vida dos brasileiros.
Os organizadores do ranking observaram que as marcas que simplificam suas mensagens sobre impacto social estão se destacando na mente do consumidor. Nesse contexto, o Sebrae, com seu foco em empreendedorismo inclusivo e responsabilidade social, assumiu um papel de liderança.