A Secretaria da Educação do Estado (SEC) dará um passo adiante em sua iniciativa de modernizar as escolas, entregando nesta segunda-feira (18) 148.804 tablets para estudantes do 2º ano do Ensino Médio em toda a Bahia. O investimento totaliza R$ 159.815.496. Em Ilhéus, a cerimônia ocorrerá às 9h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Árleo Barbosa, com a presença da secretária Adélia Pinheiro, marcando o início da distribuição dos dispositivos. Os tablets virão equipados com chip ativado e aplicativos educacionais instalados.
A SEC reconhece a importância de integrar dispositivos digitais ao ambiente escolar, visando alinhar as práticas pedagógicas com o contexto tecnológico atual e promover a inclusão digital. Os aplicativos incluem ferramentas para matemática, português, empreendedorismo, comunicação, jogos pedagógicos e outras áreas do conhecimento.
Esta é a segunda fase de entrega de tablets para as escolas estaduais. Em 2023, os primeiros 5 mil dispositivos foram disponibilizados como parte do Programa de Gestão da Aprendizagem. Mais equipamentos serão fornecidos ao longo deste ano para atender às novas demandas, como a implementação do Diário de Classe Digital, visando melhorar o acompanhamento escolar dos alunos e adotar estratégias para aprimorar seu desempenho.
Em Ilhéus, a distribuição dos tablets envolverá professores, estudantes e gestores de várias unidades escolares, incluindo o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Professor Fabio Araripe Goulart, Colégio Estadual Moyses Bohana, Colégio da Polícia Militar (CPM Rômulo Galvão), Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun e Colégio Estadual do Iguape.