Foram verificados todos os ambientes externos e internos dos cinemas.
A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou hoje (17) sete vistorias em cinemas de Salvador para averiguar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária na reabertura.
Até o momento, apenas os espaços Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, e Cine Daten Paseo, no Itaigara, optaram por não reabrir. Para a reabertura, estarão adequando-se melhor às medidas estabelecidas pela Prefeitura.
Dessa forma, foram verificados todos os ambientes externos e internos dos cinemas. Foi avaliado principalmente se havia disponibilidade álcool a 70% para o público e o uso de protetor facial (face shields) nos funcionários durante o expediente.
“É muito importante a consciência de toda a população, inclusive dos empresários, para evitar qualquer tipo de contágio. Foi necessário todo um processo de adequação para que a cidade chegasse nesse momento de reabertura dos cinemas. ”, ressaltou o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.
Quanto as regras, com o intuito de evitar aglomerações, as salas de cinemas, que reabriram hoje, devem funcionar de segunda-feira a domingo, das 12h às 23h. Também foi estabelecida a limitação da capacidade de público para 50% ou até 100 pessoas em cada sala, com aumento do tempo de intervalo entre os filmes e distanciamento entre as poltronas.
Além disso, as vendas são controladas por um sistema que bloqueia automaticamente os assentos próximos aos já ocupados. No caso de pagamentos presenciais no balcão, é indicado o uso de cartões pelo método de aproximação.