Após uma lacuna de nunca ter realizado quaisquer evento voltado à literatura, o município de Serrinha, prestes a completar 150 anos em 2026, vai receber de 20 a 23 de julho a primeira edição da Feira Literária Internacional (FELIS). Diversidade e incentivo à leitura com mesas temáticas, rodas de conversa, palestras, espetáculos e performances marcam a edição da Feira.
O evento traz elementos da história da Bahia, bem como personagens femininos e populares, integrando as comemorações do Bicentenário da Bahia. Ishmael afirma que a curadoria teve o cuidado de contemplar o máximo da diversidade de temas viabilizados na grade de programação.
Sandro Magalhães, gestor cultural e coordenador geral da FELIS, comenta que a realização da Feira “sempre foi um sonho da comunidade cultural serrinhense, e ter Ricardo Ismael, como curador de uma edição histórica, é um grande orgulho para nós, principalmente pela sua atuação no campo da literatura e também por ser um Serrinhense notável”.
A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por intermédio da Secretaria de Educação (SEC) e Secretaria de Cultura (Secult-BA), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.