Setur-BA prevê novo recorde de visitantes para o Carnaval de 2025

Sustentabilidade, economia, impacto cultural e o futuro da maior festa popular do mundo foram temas centrais no VI Fórum do Carnaval de Salvador, encerrado nesta quinta-feira (19), após dois dias de discussões no Wish Hotel da Bahia. O evento contou com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), representando o Governo do Estado, e destacou o Carnaval como um produto turístico de destaque internacional. Em 2023, cerca de três milhões de turistas visitaram a Bahia durante o período carnavalesco, gerando um impacto econômico de R$ 6,6 bilhões, o maior já registrado. Com o crescimento do setor turístico no estado, a expectativa é de que esses números sejam superados em 2025.

A Setur-BA, ao longo do ano, foca na promoção do turismo, qualificação profissional e melhorias na infraestrutura turística, visando atrair visitantes e garantir experiências positivas. Durante o Carnaval, a atuação do órgão é ampliada, com diversas atrações e uma recepção reforçada para os turistas, com serviços de atendimento em vários idiomas nos principais pontos de chegada, como aeroportos, portos e rodoviárias, além dos circuitos carnavalescos, proporcionando informações seguras para quem aproveita a festa na Bahia.

Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, representou o secretário Maurício Bacelar no fórum e destacou os bons resultados das ações do órgão, baseados em pesquisas realizadas durante o Carnaval. “A festa beneficia diretamente todos os setores produtivos do estado, especialmente o turismo. Logo após o término, avaliamos as opiniões dos turistas e começamos a planejar o próximo ano, sempre contando com a colaboração de outros órgãos estaduais para atuar de forma conjunta”, afirmou Giulliana.

Washington Paganeli, presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (COMCAR), responsável pela realização do fórum, reforçou a importância de aprimorar constantemente o evento. “Nosso Carnaval é muito mais do que uma festa, é cultura, turismo e, principalmente, geração de empregos. Nosso objetivo é refletir sobre isso, ouvindo opiniões e sugestões para melhorar a cada ano”, disse. Pedro Costa, presidente do Conselho Baiano de Turismo e vice-presidente do COMCAR, também ressaltou o impacto positivo da festa: “O Carnaval projeta nossa imagem para o Brasil e o mundo, atraindo milhões de turistas e movimentando setores como hotelaria, restaurantes, blocos e camarotes.”

Deixe um comentário