O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta quarta-feira (24) que o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional foram afetados após um “incidente de segurança cibernética” ocorrido na terça-feira (23).
Para investigar o ataque, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Investigação (Abin) foram acionadas. O SEI é utilizado para a condução de processos administrativos em nove ministérios e dois órgãos federais: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Fazenda, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério da Previdência Social, Ministério da Igualdade Racial e Ministério das Mulheres, além da Casa da Moeda e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
Segundo o MGI, o sistema permanece indisponível, mas até o momento não foram detectadas perdas de dados ou informações.
“Os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR não foram afetados. As equipes de TI estão trabalhando para que os serviços sejam restabelecidos o mais rapidamente possível”, afirmou o ministério em nota oficial.