A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará um simulado para validar o Plano de Contingência das Arboviroses, que contará com a participação de autoridades nacionais e internacionais, bem como diversas instituições. O evento ocorrerá nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a partir das 8h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio.
O objetivo da iniciativa é fortalecer as equipes dirigentes e técnicas da SMS envolvidas na operacionalização do Plano de Contingência das Arboviroses. O simulado simulará uma epidemia para identificar possíveis lacunas nos sistemas de preparação e respostas, utilizando o Plano de Contingência de Arboviroses como referência.
Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária da SMS, estará presente no simulado, juntamente com outros técnicos da pasta e representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado, do Conselho de Secretários Municipais da Saúde do Estado da Bahia e da Organização Pan-Americana de Saúde.
Segundo a secretária, esse evento é uma oportunidade para qualificar as ferramentas de enfrentamento ao cenário epidemiológico, potencializando a Mobilização Salvador Contra a Dengue. O simulado é resultado de uma parceria com a Opas, permitindo acesso às mais modernas tecnologias e implantação de serviços para lidar com emergências de saúde pública na capital baiana.
A programação do evento incluirá apresentações simuladas em diferentes cenários, bem como uma exposição sobre a operacionalização de Centros de Operações de Emergência em Saúde, visando avaliar e aprimorar o Plano de Contingência.