O Submarino Riachuelo (S40), que foi incorporado à Marinha do Brasil em setembro deste ano e é o mais novo da Força Naval, aportou em Salvador na manhã desta quinta-feira (5). Salvador é o primeiro porto visitado pelo meio naval, que fica sediado no Rio de Janeiro.
O Riachuelo e a Fragata Constituição (F42) poderão ser vistos de perto pela população até domingo (8), durante a visitação pública que ocorrerá das 9h às 16h, com acesso realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas. Será possível entrar apenas na Fragata, mas o Submarino estará disponível para visualização externa a partir do cais.
O submarino é o sétimo navio da Marinha a receber este nome, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança. Ele possui um sistema de combate é dotado de seis tubos lançadores de armas, com capacidade para lançamento de torpedos eletroacústicos pesados, mísseis táticos do tipo submarino-superfície e minas de fundo.
Esta é a primeira vez que o submarino atraca em um porto diferente da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), seu porto sede. A F42 esteve aberta à visitação em Salvador no dia 24 de setembro, quando o navio participou da Operação Tropicalex, realizada na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Salvador. A Operação teve o objetivo de incrementar o nível de adestramento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra empregados na comissão.