Nesta sexta-feira (03), o governo federal anunciou o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como ‘Enem dos Concursos’, que estava agendado para todo o país neste domingo (5). A decisão foi motivada pelos intensos temporais que têm assolado o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Na quinta-feira (02), o Ministério da Gestão havia confirmado que a prova ocorreria conforme programado, comprometendo-se a garantir o transporte dos candidatos gaúchos. O estado contabiliza cerca de 86 mil inscritos para o concurso.
O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), enfatizou que a prioridade do governo federal é assegurar que os inscritos que enfrentem dificuldades em razão da situação no estado não sejam prejudicados. No total, 2,5 milhões de pessoas realizaram a inscrição em todo o Brasil.
“Nosso compromisso é garantir que ninguém seja prejudicado. É fundamental que nenhum candidato deixe de participar do concurso devido à situação de emergência em sua cidade ou a bloqueios que impeçam o acesso ao local de prova”, afirmou o ministro.