A temporada 2024/25 de cruzeiros na Bahia começou com o SH Vega, navio da empresa inglesa Swan Hellenic, que partiu na quarta-feira (31) do porto de Salvador para uma expedição de quatro dias ao longo do litoral baiano. A embarcação, com capacidade para 152 passageiros, passa pela primeira vez por destinos como Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos. A recepção foi realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com a presença de baianas típicas e grupos de percussão.
Entre os passageiros, o apresentador carioca e embaixador do turismo brasileiro, Álvaro Garnero, celebrou a parada na Bahia como uma oportunidade especial. “Estive em Salvador em 2008 para gravar um programa e agora, finalmente, vou conhecer Morro de São Paulo, um lugar que sempre quis visitar”, contou.
A influencer mineira Selma Pires também elogiou a experiência. “Fiz passeios por Salvador, com direito a assistir ao pôr do sol no Farol da Barra e provar uma lagosta maravilhosa. Gostei de tudo na cidade”, disse.
O cardápio a bordo do SH Vega foi assinado pela renomada chef baiana Dadá, que preparou pratos típicos com ingredientes como o azeite de dendê. “É uma honra levar os sabores da Bahia para os passageiros do navio”, comentou.
Com 76 cabines, o SH Vega é conhecido por suas expedições ao Ártico e à Antártica, mas nesta temporada incluiu o litoral baiano em sua rota. “Navegamos em regiões polares e decidimos, entre uma temporada e outra, explorar o mar da Bahia”, explicou o assistente do comandante, João Marques.
A temporada continuará até 23 de abril de 2025, com 82 atracações programadas nos portos de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré e Cairu. O MSC Seaview, primeiro grande navio da temporada, chega na próxima segunda-feira (4), e espera-se um total de 300 mil visitantes até o fim do período.