Um forte temporal atingiu o estado do Rio de Janeiro na quarta-feira (21), resultando em nove mortes. A última vítima encontrada sob os escombros foi uma criança de 6 anos, que estava desaparecida após um deslizamento de terra em Mendes.
Segundo a Defesa Civil municipal de Japeri, na Baixada Fluminense, duas mortes ocorreram no município: um menino de 2 anos e uma mulher de 24 anos, vítimas de desabamentos em locais diferentes.
Em Barra do Piraí, no sul do estado, quatro pessoas morreram no Morro do Gama, após um deslizamento de terra atingir uma casa de três andares. Apesar disso, quatro pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.
Em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, dois homens adultos perderam a vida devido às chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.
Reunião para enfrentar os impactos
Secretários do governo estadual se reuniram na sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Japeri, com representantes do governo federal e prefeitos de cidades afetadas pelas fortes chuvas, visando facilitar e agilizar a redução dos impactos causados pelos temporais.
Os secretários de Governo, Bernardo Rossi, e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, receberam as demandas dos municípios para aprimorar as ações de apoio à população.
Eles destacaram o investimento de R$ 4,3 bilhões em obras por meio do programa Pacto-RJ, lançado em 2021, cujo objetivo é a retomada econômica e social do estado. O programa prevê investimentos de R$ 17 bilhões para garantir o crescimento sustentável em todos os 92 municípios do Rio, abrangendo áreas como infraestrutura, desenvolvimento social, saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, meio ambiente, cultura e lazer.