Tentativa de fuga de presídio no Ceará é frustrada por disfarce de mulher

Neste domingo (11), na cidade de Itaitinga, região Metropolitana de Fortaleza, dois homens tentaram fugir da Unidade Prisional Itaitinga 3 disfarçados de mulher. A tentativa ocorreu durante o horário de visitação social dos familiares aos detentos.

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) informou que Francisco Átila da Silva e Carlos Antônio da Silva Oliveira, ambos integrantes de uma facção criminosa no Ceará, foram interceptados pela polícia penal ao tentar deixar o presídio, localizado a cerca de 20 quilômetros de Fortaleza.

Na tentativa de fuga, Francisco e Carlos utilizaram vestimentas femininas, cabelos falsos e próteses de seios na tentativa de enganar os seguranças da unidade prisional. O plano dos criminosos envolvia se “camuflar” entre os visitantes que saíam da unidade.

Os dois homens foram identificados e retornaram às suas celas, conforme informou a SAP.

A legislação brasileira considera crime a ajuda ou facilitação de fugas de presos. Segundo o artigo 351 do Código Penal, promover ou facilitar a fuga de pessoa presa ou internada por medida de segurança pode resultar em pena de 6 meses a 2 anos de reclusão para os envolvidos.

Este episódio destaca os desafios enfrentados pelas autoridades penitenciárias na prevenção de fugas e a criatividade dos detentos em suas tentativas de escapar da justiça. A SAP reafirma seu compromisso em manter a segurança e a ordem dentro das unidades prisionais do estado.

Deixe um comentário