Terceira fase da vacinação contra poliomielite em Gaza é adiada devido à violência

A terceira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, promovida pelas Nações Unidas em Gaza, foi adiada devido à “violência crescente, intensos bombardeios, ordens de deslocamento em massa e ausência de pausas humanitárias na maior parte do norte de Gaza”, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (23).

“As condições atuais tornam inviável [tanto] que as famílias levem suas crianças com segurança aos postos de vacinação, [quanto para os] profissionais de saúde realizarem o trabalho”, acrescentou a OMS. A campanha de imunização estava prevista para iniciar nesta quarta-feira e é a etapa final de uma iniciativa que visa imunizar cerca de 120 mil crianças no norte de Gaza.

Para impedir a transmissão do poliovírus, são necessárias ao menos duas doses da vacina e uma cobertura vacinal de 90% das crianças. O adiamento pode “comprometer seriamente os esforços para conter o vírus em Gaza”, alertou a diretora regional do Unicef para o Oriente Médio e Norte da África, Adele Khodr, em publicação na plataforma X.

Deixe um comentário