Segundo o projeto, as aulas presenciais são inviáveis.
A proposta foi elaborada pela Administração Central e apresentada ao Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que decidirá pela aprovação. A instituição deverá oferecer um semestre acadêmico suplementar, com aulas remotas online, seja com componentes curriculares como complementares de ensino, pesquisa e extensão.
Segundo o projeto, as aulas presenciais são inviáveis já que, para realização da pesquisa, do ensino e da extensão, é necessário reunião e circulação de grande quantidade de pessoas em espaços restritos – algo contraindicado por causa da pandemia do novo coronavírus.
Além disso, na proposta da Ufba, também estão previstas ações para ampliar a capacitação em tecnologias digitais de professores, técnicos e terceirizados. Quanto aos alunos que não possuem condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet, o reitor da instituição afirma que “vamos procurar alternativas para eles”.
Ainda de acordo com a proposta, caso os estudantes não consigam reunir condições mínimas de acompanhamento dos cursos, eles poderão retomar o semestre presencial, que continua suspenso, sem qualquer penalidade.