A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) instituiu duas novas formas de ingresso nos cursos de graduação presenciais e à distância (EaD) em meio a uma diminuição nas confirmações de matrícula que afeta as universidades e instituições de ensino superior após a pandemia. De 2022 para 2023, 19% das vagas não foram preenchidas por falta da confirmação de matrículas, maior do que a média de 14% registrada na virada dos anos anteriores à pandemia da Covid-19.
Em decisão histórica, passam a ser adotados na universidade, além do vestibular próprio e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), os resultados do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou seu desempenho no ensino médio, comprovado no histórico escolar, por meio de inscrição em plataforma própria da Uneb para as vagas remanescentes.
A pró-reitora de Ensino de Graduação e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (Educatio) na Uneb, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, comenta que essas vagas ociosas poderão ser concorridas e serão preenchidas por meio de uma nota gerada a partir dos dados após o estudante escolher o instrumento de ingresso.