Vacinação antirrábica terá pontos drive-thru em Shoppings de Salvador; veja detalhes

Ação acontece no sábado (10) e no domingo (11) em quatro shoppings da cidade

Acontece neste fim de semana, uma edição especial da Campanha de Vacinação Antirrábica em pontos comerciais de grande circulação. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) das 9h às 16h no sábado (10) e das 12h às 17h no domingo (11). 

A vacinação dos pets acontecerá em pontos drive-thru nos Shoppings da Bahia (Estacionamento I, em frente ao Capemi), Salvador Norte (Pet Park – Piso 1), Bela Vista (L1 – Alameda de Serviços) e Salvador (Estacionamento G1 – Setor Verde – Alameda de Serviços).

Os pets também poderão ser vacinados em um dos 100 postos de saúde da capital. A lista completa dos pontos de vacinação pode ser acessada no site e redes sociais da SMS, pelo Fala Salvador 156 e através do telefone do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) 713611-7331. 

Orientações

A SMS orienta que os animais não devem ser vacinados pela janela do carro, é preciso que a porta do passageiro ou traseira do veículo seja aberta para que o procedimento seja realizado.

No caso de cães de grande porte é preciso que o processo seja realizado fora do automóvel, além disso, o uso de focinheira também é aconselhado. 

É recomendado que cães e gatos estejam usando coleira, guia ou estejam nas caixas adequadas ao animal, a fim de evitar fugas ou acidentes. Além disso, é aconselhado que o motorista esteja acompanhado para que o animal possa ser controlado durante a vacinação.  

O objetivo da campanha é a vacinação de 190 mil cães e gatos até o dia 17, quando acaba a mobilização. Estão aptos a tomar a vacina contra a raiva, os pets que tem no mínimo três meses de idade.

A vacinação de cães e gatos é um ato de proteção coletiva dos pets, bem como de proteção contra doenças e controle da população desses animais. 

Porém, essa proteção não se limita aos bichos de estimação, uma vez que o vírus da raiva pode ser transmitido para humanos e pode ser fatal.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos”, pontua a Chefe do Setor de Raiva e Veterinária do CCZ, Danielle Dantas.

Deixe um comentário