O Vaticano divulgou um novo boletim sobre o estado de saúde do Papa Francisco neste sábado (1º). Aos 88 anos, o pontífice segue internado no Hospital Gemelli, em Roma.
O comunicado detalha que Francisco passou a noite em repouso, sem apresentar novas complicações após uma crise de broncoespasmo ocorrida na sexta-feira. Pela manhã, ele se alimentou e leu alguns jornais, mas seu quadro ainda é considerado complexo, com prognóstico reservado.
Na sexta-feira, o Papa recebeu ventilação mecânica não invasiva após sofrer um broncoespasmo que causou vômito com aspiração, agravando sua condição respiratória. Segundo a Santa Sé, o pontífice reagiu bem ao tratamento, e os níveis de troca gasosa retornaram ao normal após o procedimento.
O Papa está internado desde o dia 14 de fevereiro, diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta ambos os pulmões e pode prejudicar a respiração. A infecção foi descrita como “complexa”, causada por múltiplos micro-organismos. Apesar das complicações, Francisco se manteve vigilante e colaborou com os tratamentos.
A equipe médica informou que será necessário aguardar entre 24 e 48 horas para uma avaliação mais detalhada do estado de saúde do Papa, que continua sendo monitorado com atenção.