O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, e outras nove pessoas faleceram em um acidente de avião nesta segunda-feira (10). A presidência do país africano, liderada por Lazarus Chakwera, confirmou a tragédia nesta terça-feira (11). Após o desaparecimento da aeronave, os destroços foram encontrados em uma área montanhosa ao norte do país durante as operações de busca. Em um pronunciamento na televisão local, o presidente informou que não houve sobreviventes.
Cerca de 600 profissionais, incluindo soldados, policiais e guardas florestais, participaram das buscas pela aeronave, que também transportava uma ex-primeira-dama. O avião partiu da capital, Lilongwe, com destino a Mzuzu, cerca de 370 quilômetros ao norte, em um voo previsto para durar 45 minutos.
Os pilotos foram instruídos a evitar pousar no Aeroporto Internacional de Mzuzu e a retornar para a capital devido à baixa visibilidade causada pelo mau tempo. No entanto, logo após esse contato, o avião das forças armadas de Malawi perdeu comunicação e saiu do radar do controle de tráfego, conforme relatado pelo presidente do país.
Chilima estava em seu segundo mandato como vice-presidente do Malawi.