Vinhos da Chapada Diamantina conquistam prêmios e impulsionam turismo enológico

A vinícola UVVA, sediada na Fazenda Progresso em Mucugê, na Chapada Diamantina, continua a acumular reconhecimento internacional em apenas dois anos de produção. Em março, seu Chardonnay 2022 recebeu a medalha de ouro no Vinalies 2024, um dos concursos de vinhos mais prestigiados do mundo, realizado na França, além da medalha de prata no Chardonnay du Monde 2024, outra competição francesa reconhecida pela avaliação exclusiva da uva Chardonnay. Com 12 rótulos lançados, entre vinhos tintos, brancos e espumantes, a vinícola já acumulou 27 prêmios nacionais e internacionais e recebeu 15 mil visitantes em suas instalações.

“Contribuir para o desenvolvimento do turismo na Bahia é um dos principais objetivos da nossa vinícola, que serve como um catalisador para o crescimento regional, através do enoturismo. Nossos vinhos e experiências destacam Mucugê e a Chapada Diamantina no cenário nacional e internacional, introduzindo um novo dinamismo econômico na região”, afirmou o CEO da UVVA, Fabiano Borré.

Localizada a 26 quilômetros do município, na zona rural de Mucugê, a vinícola UVVA oferece aos visitantes a oportunidade de desfrutar de experiências imersivas, com tours adaptados para diferentes perfis de turistas, todos conduzidos por enólogos. Do prédio da vinícola, é possível admirar os vinhedos e, ao fundo, a deslumbrante Serra do Sincorá, com seus mais de 80 quilômetros de extensão. Além disso, o local dispõe de restaurante, loja de produtos vinícolas e um espaço para exposições de arte.

Qualificação turística – Uma equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve em Mucugê para realizar atividades no âmbito do projeto “Avança Turismo Bahia”, que busca aprimorar destinos em todas as 13 zonas turísticas do estado. Durante uma semana, foram ministrados cursos de capacitação para profissionais e empreendedores, realizadas visitas técnicas a pontos turísticos naturais e vinícolas, avaliada a oferta e a qualidade da hospedagem, além de incentivar o registro no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

“Mucugê possui um grande potencial que vai além de suas belas paisagens e trilhas, oferecendo experiências únicas na zona rural, em fazendas que cultivam frutas vermelhas. Além disso, a produção de vinhos está em ascensão na região, impulsionando o enoturismo. Nosso projeto visa garantir a satisfação dos turistas que escolhem esse destino”, explicou Fabíola Paes Leme, superintendente de Promoção e Serviços da Setur-BA.

As atividades do projeto “Avança Turismo Bahia” na Chapada Diamantina também englobaram Ibicoara, incluindo a capacitação para atendimento no segmento LGBTQIAP+ e uma reunião com representantes do trade turístico, com a participação de Itaetê e Barra da Estiva.

Deixe um comentário