PRF reforça ações educativas na Bahia após alta de quase 200% em infrações

O número de infrações e acidentes envolvendo transportes coletivos aumentou significativamente na Bahia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2024, foram registradas 168 ocorrências com ônibus e micro-ônibus, enquanto somente nos primeiros meses de 2025 já houve 27 casos.

Os sinistros graves também cresceram, passando de 58 em 2023 para 70 no ano passado. O número de mortes quase triplicou, saltando de 31 para 79 no mesmo período. Em 2025, até o momento, já foram registrados cinco acidentes graves, resultando em 86 feridos e duas mortes.

Diante desse cenário, a PRF intensificou ações educativas no estado por meio da Operação Nacional de Segurança Viária. A iniciativa visa conscientizar passageiros e motoristas sobre o uso do cinto de segurança, leis de trânsito, acomodação de bagagens e combate à importunação sexual no transporte coletivo.

A primeira fase da operação inclui campanhas de conscientização e comandos educativos, com base em relatórios e estatísticas que auxiliarão no planejamento das próximas etapas. Na Bahia, a operação já passou por Vitória da Conquista e Feira de Santana, onde caminhoneiros também receberam serviços de saúde, e a fiscalização foi reforçada.

Para os próximos meses, a PRF pretende intensificar as fiscalizações em feriados como Semana Santa e São João. Entre as principais infrações a serem combatidas estão ultrapassagens proibidas, consumo de álcool, uso do celular ao volante e ausência do cinto de segurança.

Deixe um comentário