O prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) é até às 23h59 desta sexta-feira (31). Entre multas e CPF irregular, a lista de punições para quem atrasar ou não entregar a declaração é extensa. O Metro1 listou as sanções que podem ser aplicadas.
Entregar a declaração do Imposto de Renda atrasada gera uma multa mínima de R$165,74 para quem não tem imposto a pagar, ou seja, aqueles que declaram, mas não atingem o valor necessário para pagamento. Para quem precisa pagar, a multa começa em 1% ao mês sobre o valor do imposto devido e pode chegar a 20% desse valor.
Outra consequência para quem não cumprir as obrigações com a Receita Federal é a irregularidade do CPF. Nesses casos, toda vez que o documento for consultado, ele aparecerá como “pendente de regularização”.
Quem não entregar a declaração dentro do prazo também terá que aguardar a reabertura do sistema de entrega da Receita, que ocorre apenas a partir das 8h do dia 3 de junho. O envio da declaração, mesmo atrasada, deve ser feito pelos canais oficiais da Receita Federal.
Outras punições que o contribuinte pode enfrentar incluem:
- Risco de ser indiciado por sonegação fiscal;
- Dificuldade para obter empréstimos e financiamentos com bancos;
- Impedimento para emissão de passaporte;
- Impedimento de participar de concursos públicos.