STF forma maioria para tornar réus três deputados por corrupção em emendas

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria neste sábado (8) para aceitar a denúncia contra três deputados do PL, acusados de corrupção passiva no desvio de recursos de emendas parlamentares. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou a acusação, que segue em análise no plenário virtual da Corte até a próxima terça-feira (11).

O ministro Cristiano Zanin, relator do caso, votou a favor do recebimento da denúncia e foi seguido por Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Ainda restam os votos de Flávio Dino e Luiz Fux.

Os parlamentares denunciados são Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE), atualmente suplente, e Pastor Gil (PL-MA). De acordo com a PGR, eles teriam solicitado propina ao ex-prefeito de São José de Ribamar (MA), José Eudes Sampaio Nunes, como contrapartida para a liberação de emendas ao município e outras cidades do Maranhão.

A investigação aponta evidências da participação dos deputados e de operadores do esquema na negociação de pagamentos ilícitos para o direcionamento de recursos públicos. Se a denúncia for aceita, os parlamentares responderão a processo criminal no STF. Com informações da Folha de S.Paulo.

Deixe um comentário