A partir do dia 15 de março, os contribuintes poderão acessar o programa do Imposto de Renda 2024, quando se inicia o período de entrega da declaração à Receita Federal. O software para computador estará disponível para download no site específico da Receita.
Além da opção de utilizar o programa para computador, os contribuintes podem optar por declarar o IR através do aplicativo Meu Imposto de Renda ou realizar a declaração online pelo Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Eles têm a possibilidade de preencher a declaração a partir do zero, importar dados do ano anterior ou escolher a declaração pré-preenchida.
De acordo com a Receita, as regras definitivas para a declaração serão divulgadas nesta quarta-feira (6). Mesmo sem essas diretrizes, os contribuintes já podem se organizar para realizar a declaração, já que a maioria das obrigações permanece inalterada há alguns anos.
A única incerteza reside no valor mínimo de rendimentos tributáveis recebidos no ano. Até o ano anterior, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 (equivalente a R$ 2.379,98 por mês) estavam sujeitos à obrigatoriedade de prestação de contas. A Receita Federal pode optar por aumentar ou manter esse limite.